Como dar entrada no seguro desemprego

Para dar entrada no Seguro Desemprego, o trabalhador que tem direito em receber ao benefício deve apresentar no ato da solicitação, o formulário do seguro de cada modalidade devidamente preenchido, acompanhado dos documentos previstos na legislação. Toda esta documentação deverá ser entregue pela empresa contratante, no ato do fim do contrato de trabalho.

Se você trabalhador entende que tem direito ao Seguro Desemprego, atendendo todos os requisitos previstos em lei de cada modalidade do benefício, deverá se dirigir até um dos postos de atendimento das Superintendências Regionais do Trabalhado (SRTE), nos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE), nas entidades sindicais cadastradas pelo Ministério do Trabalho (MTE) mais próximas de sua residência e nas agências da Caixa credenciadas pelo MTE (neste caso, somente para trabalhadores formais).

solicitar seguro desemprego

Documentos necessários

Para dar entrada no seguro é necessário levar os seguinte documentos até a agência do Ministério do Trabalho.

  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou cartão cidadão
  • Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro Desemprego – SD (via verde);
  • Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço)
  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
  • Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;- Cadastro de Pessoa Física – CPF.- Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Qualquer trabalhador poderá também consultar o seguro desemprego pela internet, verificando assim se existe valores disponíveis para saque, bem como quantidade de parcelas e datas.

15 comentários em “Como dar entrada no seguro desemprego”

  1. Olá, Boa tarde!

    Eu fui demitido no dia 10/03/2015 sem justa causa, completando 17 meses de trabalho na empresa. Porém quando fui solicitar o seguro desemprego, o rapaz que me atendeu informou que o sistema deu como recusado pois na lei pede no minimo 18 meses. Vi aqui que a lei agora é 12 meses. Como devo proceder? Ou simplesmente perdi o direito ao seguro, com essa alteração de lei no período de março?!

    Att.

    Wallace Regis

  2. Gostaria de saber. Só posso dar entrada no seguro desemprego se eu tiver o extrato que comprove que recebi o pagamento do fgts. Por favor me responda.

  3. Bom Dia!
    Estou a 1 mês, tentando dar entrada no meu seguro desemprego e não tenho conseguido pela internet, esta sempre esgotada e aguardando liberação, e o telefone só chama e ninguém atende. Como posso fazer para dar entrada ?

  4. Olá, boa noite, gostaria de saber se tenho direito de receber o Seguro Desemprego, pois em no mês de Abril desse ano completei 1 ano, mas em Julho fui despensada é contratada denovo por outra empresa. É agora essa empresa nova está despensando a gente denovo, terei direito do Seguro Desemprego? Obrigada.

Deixe um comentário