Pedido de seguro desemprego deve ser feito pela empresa

A partir da próxima quarta-feira, dia 01 de abril de 2015, o pedido de Seguro de Desemprego deverá ser feito exclusivamente pelas empresas. A informação foi confirmada pela resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

A medida foi toma da pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, com o intuito de agilizar os pedidos do benefício e também aumentar a segurança das informações e dos processamentos de dados dos trabalhadores.

O requerimento do Seguro Desemprego deverá ser preenchido pelos empregadores, no site do Portal Mais Emprego, utilizando o aplicativo Empregador Web, sistema para envio de declarações pela internet. Somente desta forma poderá ser feito o pedido e também o comunicado de dispensa dos funcionários.

carteira de trabalho

O antigo método de preenchimento dos dados em formulários impressos só terá validade até esta terça-feira dia 31 de março. O novo pedido de seguro online pelo sistema digital, além dos benefícios citados acima, trará também maior rapidez na entrega do pedido, facilitará consultas das informações dos trabalhadores que já receberam o seguro, segurança nos dados, redução dos gastos das empresas, dentre outras vantagens.

Lembrando que as novas regras do seguro desemprego já estão em validade, confira aqui o que mudou.

3 comentários em “Pedido de seguro desemprego deve ser feito pela empresa”

  1. Bom dia, já tenho um agendamento de atendimento para o dia 9/04, porem o meu ainda é formulário. Minha duvida é se será aceito, ou vou ter que solicitar a empresa que faça a solicitação. Minha demissão foi em 23/02.

  2. Bom dia!
    Acabei de receber um email do RH da empresa a qual fui demitida no dia 30/03/2015, informando o seguinte:
    “Segue a resposta do seu questionamento a partir de 31 de março de 2015, o uso de ferramenta Empregador Web no requerimento do seguro –desemprego e comunicação de dispensa do Trabalhador.

    Porém esta nova ferramenta não exime o profissional de ter que dar entrada no seguro desemprego, ainda será de responsabilidade do profissional dar entrada no benefício.”

    Essa informação procede?

    Obrigada desde já.

Deixe um comentário